Além de ser uma doença autoimune, a artrite reumatoide é uma doença sem causa conhecida. Os tratamentos variam entre medicações, fisioterapia e acupuntura e servem para controlar a dor, já que ainda não possui cura. A maioria dos pacientes que possuem o diagnóstico da artrite reumatoide são idosos e totalizam 2 milhões de pessoas no Brasil, o que equivale a 1% da população.
*Clique aqui e veja como prevenir o câncer de mama
O que é artrite reumatoide?
A artrite é uma doença que inflama as articulações do corpo. Com o tempo, essas inflamações causam muita dor e inchaço nas áreas atingidas e podem evoluir para deformidades que limitam algumas atividades do paciente.
A causa da doença ainda é desconhecida, mas o que se sabe é que é crônica e atinge mais as mulheres do que os homens.
Os principais sintomas da artrite reumatoide são:
- Articulações doloridas, inchadas, avermelhadas e quentes
- Fadiga
- Perda de peso
- Articulações ficam rígidas, principalmente durante a manhã
Agora você deve estar se perguntando: o que uma doença sem cura tem a ver com alimentação? Acredite: por incrível que pareça, tudo!
Alimentos que melhoram os sintomas da artrite
Estudos recentes mostraram que frutas, cereais integrais e fontes de gorduras boas (como peixes e o azeite de oliva) são assertivos no combate a inflamações nas articulações causadas pela artrite.
É evidente que a alimentação por si só não tem o objetivo de substituir o tratamento médico. Por isso, busque e um especialista para alinhar os dois tratamentos e otimizar seus benefícios. (Clique aqui para agendar uma consulta médica em Jardinópolis).
Dentre os alimentos que combatem os sintomas da artrite reumatoide, podemos destacar:
- Alimentos ricos em ômega 3: atum, sardinha, bacalhau, anchova, linhaça, castanha de caju, amêndoas, nozes e sementes de chia
- Alho e cebola: possuem componentes anti-inflamatórios, antioxidantes e antimicrobianos
- Frutas cítricas: laranja, abacaxi, limão e acerola
- Fibras: frutas, grãos integrais, vegetais e folhas
- Frutas vermelhas: romã, melancia, cereja, morango, goiaba e framboesa
- Alimentos ricos em selênio: ovo e castanha do Pará
Vale ressaltar ainda que os alimentos pró-inflamatórios, como frituras, produtos industrializados e ricos em açúcar devem ser evitados.
Conhece alguém que sofre com os sintomas da artrite reumatoide? Agende um horário com os especialistas da Clínica Bem-Estar e cuide da saúde de quem você ama!