O mês de combate ao câncer de mama já passou, mas a preocupação e os cuidados para prevenir essa doença devem perdurar durante os outros meses restantes do ano.
Por isso, para chamar a atenção e mostrar que essa deve ser uma preocupação recorrente e não de apenas um mês, esse artigo irá abordar essa doença que, apesar do avanço da medicina e dos tratamentos, ainda mata milhares de mulheres ao redor do mundo.
Causas do câncer de mama
O câncer de mama é o segundo tipo da doença mais frequente no mundo e o tumor que mais acomete pessoas do sexo feminino. No entanto, se a descoberta for realizada precocemente, as chances de cura são bem positivas.
Não existe um único fator que pode ser responsabilizado por essa doença. Segundo especialistas, o câncer, de maneira geral, é consequência de alterações genéticas que fazem com que determinadas células do corpo passem a se dividir descontroladamente gerando o tumor.
Como já mencionado, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura, mas existem hábitos que ajudam a prevenir o desenvolvimento dessa doença. Continue lendo e confira!
Como prevenir o câncer de mama
- Pratique exercícios físicos! De acordo com uma pesquisa publicada no Journal os The National Cancer Institute, meninas que praticaram atividades físicas durante a adolescência diminuíram em até 23% as chances de desenvolver o câncer de mama na vida adulta.
- Amamente seus filhos! Segundo um estudo realizado pela World Cancer Research Fund, mulheres que amamentaram seus filhos por pelo menos seis meses têm 5% menos chance de desenvolver tumor nas mamas
- Consuma ômega 3! O óleo do peixe, conhecido como ômega 3, pode diminuir em até 32% a chance de uma mulher ter câncer de mama. Isso porque, segundo estudos, esse tipo de gordura possui ação antioxidante.
- Relaxe! Mulheres que têm uma vida agitada e estressante têm o dobro de chance de ter câncer de mama. Clique aqui e confira os alimentos que diminuem a ansiedade e o estresse.
- Evite o consumo de bebidas alcoólicas! O consumo de apenas granas de álcool por dia pode aumentar em até 30% as chances de câncer de mama.
Vale ressaltar que, para um diagnóstico precoce, é preciso se consultar regularmente com um ginecologista para realizar os exames de rotina. Você já foi ao médico esse ano? Entre em contato conosco e agende sua avaliação com um dos nossos ginecologistas.