Segundo dados do Ministério da Saúde, para cada oito consultas ginecológicas acontece apenas uma urológica.
A grande maioria dos homens só procura um urologista quando está passando por alguma doença, fazendo com que a ida a esse especialista seja muito mais uma questão de tratamento imediato do que de prevenção.
No entanto, o ideal e o recomendado é que o homem faça check up e vá ao urologista pelo menos uma vez por ano.
Dessa forma, a prevenção e o diagnóstico de doenças urológicas, independentemente da faixa etária, se tornam muito mais rápidas, fazendo com que os números de mortalidades por patologias, como o câncer de próstata, diminuam consideravelmente.
Quando devo ir ao urologista?
Em homens mais jovens, até a faixa dos 18 anos, o urologista avalia o desenvolvimento dos órgãos genitais e trabalha na prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis.
A partir dessa idade e até, aproximadamente, os 40 anos, o foco passa a ser a prevenção contra o câncer de próstata, que pode surgir nesse período.
Essa preocupação aumenta (ainda mais) após os 40 anos, período no qual aumenta a incidência desse tipo de câncer.
Depois dos 50 anos, disfunções sexuais, problemas na bexiga, nos rins e no intestino ganham maior foco por parte do urologista.
Quais sintomas merecem atenção?
- Dificuldades para urinar.
- Sangue na urina.
- Disfunção erétil.
- Caroço ou verruga nos testículos.
- Dor ou ardência ao urinar.
Cuide de sua saúde! A Clínica Bem-Estar possui urologistas qualificados para oferecer a melhor prevenção e o tratamento mais adequado para o seu caso.
Entre em contato conosco e agende uma avaliação!